As redes sociais geram muita controvérsia. Alguns defendem que são ferramentas para aproximar as pessoas, outros, que elas geram uma dependência e afastam os indivíduos da realidade.
Porém, a opinião mais acertada é a de que as redes sociais podem ser ferramentas poderosas, principalmente, se forem usadas de maneira correta – como instrumento de apoio para a educação de adolescentes.
Acompanhe, a seguir, como isso tem sido feito nas escolas e entenda porque vale a pena apostar nessa estratégia.
Grupos para temas específicos
As escolas criam grupos fechados nas redes sociais, sendo que apenas os alunos e os professores podem participar. Cada grupo tem um tema específico, como “Literatura Brasileira do Século XIX” ou “Genética”.
No grupo, os professores podem lançar perguntas para que os estudantes façam um debate online, eles também podem postar suas dúvidas e contar com ajuda dos colegas. Além disso, é um espaço para compartilhar informações sobre o tema proposto.
É muito importante destacar que os professores atuam como moderadores nesses grupos, para evitar que as conversas se afastem do propósito de aprendizado.
Os grupos também podem ser usados como um canal para que os jovens se comuniquem e interajam em inglês. Assim, eles se tornam um espaço para aprender o idioma com uma atividade prática, que é a forma de aprendizado preferida pela nova geração.
Chats para resolução de dúvidas
A criação dos chats visa, principalmente, a resolução de dúvidas. Você já entrou na página de uma empresa no Facebook e viu uma janelinha de bate-papo na parte inferior da tela? Esse recurso pode ser usado para que os alunos enviem perguntas de maneira privativa a qualquer momento.
Perceba que o chat é um recurso diferente do grupo, pois as perguntas não ficam visíveis para outras pessoas. Assim, se o adolescente é mais tímido, ele tem uma maneira de resolver sua dúvida sem exposição.
Enquetes para definir pontos de interesse
As redes sociais permitem realizar enquetes. Um recurso que pode ser usado pelos professores para identificar os assuntos nos quais os alunos estão com mais dificuldades ou, ainda, os assuntos que sentem mais interesse. A partir dos resultados dessas enquetes, o professor pode rever seu planejamento para alinhar a aula com as necessidades dos estudantes.
Disponibilização de conteúdos extras
No tempo limitado da aula o professor dificilmente conseguirá apresentar aos alunos muitos conteúdos extras sem prejudicar o andamento da matéria. Felizmente, esses conteúdos podem ser compartilhados por meio das redes sociais.
Alguns exemplos de conteúdos que os professores podem disponibilizar são fotos e vídeos, infográficos, links para notícias e artigos online, ou até mesmo exercícios para praticar a matéria. E os estudantes podem responder com comentários para interagir mais com o professor, fazendo perguntas ou expressando suas opiniões sobre o conteúdo compartilhado.
Painel no Pinterest
O Pinterest é uma rede social menos utilizada do que o Facebook ou Twitter, mas que pode ser usada para enriquecer a educação de adolescentes. Ela permite criar um painel virtual, no estilo de um mural, onde o usuário pode prender (“pin”) conteúdos retirados da internet.
O professor pode criar um mural compartilhado com a turma sobre um tema específico que está sendo trabalhado em sala de aula. Então, os alunos devem pesquisar conteúdos sobre este tema na internet e prender no mural aquilo que considerarem interessante.
Assim, os conteúdos ficam reunidos em um único lugar, onde todos podem ver. Além disso, o design dessa rede social facilita a visualização dos conteúdos que foram agregados.
Criação de eventos
No Facebook é possível criar eventos em uma página e compartilhar com todos que a curtiram. Essa funcionalidade pode ser usada para ajudar os estudantes a não esquecerem de datas importantes, como provas e apresentação de trabalhos, pois eles receberão uma notificação da rede social quando um evento estiver próximo.
Motivos para usar as redes sociais na educação
1) Motivar alunos
Quando você traz para a sala de aula algo que faz parte da realidade deles, como é o caso das redes sociais, consegue envolvê-los e aumentar sua motivação para estudar.
2) Ensinar os jovens a se comportar online
As redes sociais têm se tornado um espaço em que regras de convivência sociais básicas não se aplicam. As pessoas se sentem à vontade para expressar de maneira agressiva e sem preocupação com o outro, pois estão protegidas pelo computador. Entre os jovens, casos de bullying e manifestações preconceituosas online não são incomuns. Ao trazer as redes sociais para a escola, abre-se uma oportunidade para ensinar a eles que o fato da interação ser virtual não torna esse tipo de comportamento menos grave, nem mais aceitável. É, portanto, uma maneira de reeducar adolescentes sobre como se comportar nas relações virtuais.