martha-gabriel

Você, eu e os robôs: pequeno manual do mundo digital

Ler o livro da Martha Gabriel é vital. Para quem atua na indústria da comunicação e do marketing, mas também para qualquer pessoa. Isso porque precisamos saber o que robôs e homens tem a ver. E como será o mundo da agora em diante. Vital porque é tema da vida. Ia fazer uma resenha aqui, mas resolvi publicar a apresentação do livro, que a convite dela, tive a honra de escrever.

Num piscar de olhos, o futuro.

A primeira vez que ouvi falar que as transformações digitais impunham uma nova Ética ao Homem foi na palestra de uma professora, cientista, consultora, empresária, artista e autora alta e esguia, de fala segura e jeito encantador.

A mestra nos explicava que novos códigos, tanto tecnológicos, como comportamentais e morais, começavam a ser escritos por todos nós, humanos, com o objetivo de repactuarmos sociologicamente nosso convívio no âmago de uma nova entidade pagã que se nos impôs, a internet. Uma rede de máquinas.

Seus olhos claros, mas incisivamente agudos, nos olhavam como quem enxerga amigos e, num misto de confissão e a doação dos que sabem para compartilhar, nos tranquilizava sobre uma certeza visceral: a de que estamos todos ainda órfãos de saber para onde ir, mas que há caminhos comuns a serem percorridos.

Leia mais: https://goo.gl/XcsCst

Robot and human hands almost touching with a binary burst of light - 3D render with digital painting. A modern take on the famous Michelangelo painting in the Sistine Chapel; titled, "The Creation of Adam".

Tecnologia da Microsoft usa inteligência artificial nos seus prints

A Microsoft revelou, no início do mês de maio, um aplicativo que simplifica a captura de tela do Windows 10, e agora uma equipe de funcionários da empresa criou um sistema que aplica inteligência artificial aos prints. Chamada de Snip Insights, a tecnologia visa reconhecer elementos em uma captura que possam ser mais importantes.

A tecnologia foi desenvolvida como parte da Microsoft Garage, uma divisão de projetos experimentais da companhia, que podem vir a se integrar à estratégia da empresa no futuro. O Snip Insights foi parte de um desafio feito a um grupo de estagiários, no qual eles deveriam aplicar inteligência artificial em uma ferramenta usada por milhões de pessoas.

Assim, eles decidiram mexer no Snip, um outro projeto da Microsoft Garage. Utilizando inteligência artificial, é possível tirar um print de uma tela onde há uma foto de um vestido, por exemplo, e ver onde ele pode ser comprado. É possível identificar pessoas famosas na imagem, lugares ou monumentos, tudo apenas com uma captura.

Talvez mais interessante é o fato de que é possível utilizar a inteligência artificial da Microsoft para reconhecer texto na captura. Um exemplo bastante útil é uma página escaneada de um livro que, ao ser capturada com o Snip Insights, pode ser transformada em um documento de Word totalmente editável.

Por mais que o projeto ainda seja experimental, o recurso pode vir a ser importante para a estratégia de longo prazo da Microsft. Isso porque o recurso é bastante similar ao Google Lens, que ocupou um espaço nobre do Google I/O nesta semana por se integrar a câmeras de vários celulares Android, que permitem usar as lentes do aparelho para analisar vários elementos do mundo real.

No entanto, a tecnologia não é facilmente acessível aos usuários normais. O código-fonte do recurso foi publicado no GitHub. Se você for um desenvolvedor ou tem alguma familiaridade com programação, pode conferir o projeto neste link https://github.com/Microsoft/Snip-Insights

 

 

 

whatsapp-background

Whatsapp com chamada de vídeo em grupo

Novo recurso do WhatsApp está sendo liberado aos poucos, para alguns usuários. Saiba como podem ser as chamadas de vídeo em grupo do aplicativo.

Já permitindo que usuários façam chamadas de vídeo, o WhatsApp está preparando seu próximo passo. Segundo alguns usuários da versão beta do aplicativo, um novo recurso surgiu: chamadas de vídeo em grupo.

Nem todo mundo recebeu a atualização do WhatsApp
E a informação veio através de um tweet feito pela conta do WABetaInfo, que é de um site que costuma descobrir vários novos recursos de aplicativos antes mesmo de eles chegarem ao usuário final:

Leia mais em: https://goo.gl/D94PTi